UM RÁPIDO GUIA DE VIVÊNCIA PARA A QUARESMA

A Quaresma é um período de 40 dias no qual os católicos se preparam para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico, pois celebra a Ressurreição de Jesus, a base principal da fé católica. A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quarta-feira da Semana Santa.
A origem da Quaresma remonta ao século IV, quando a Santa Mãe Igreja decidiu aumentar o tempo de preparação para a Páscoa, que era de três dias, que permaneceram como o Tríduo Sagrado da Semana Santa: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa (Paixão) e Sábado Santo (Aleluia). A preparação para a Páscoa passou, então, a ter 40 dias. Isso aconteceu porque os cristãos perceberam que três dias eram insuficientes para que se pudesse preparar adequadamente tão importante e central festa.
Durante a Quaresma, somos convidados a fazermos um confronto especial entre nossas vidas e a mensagem da Boa Nova. Esse confronto deve levar o cristão a aprofundar nossa compreensão da Palavra de Deus e a intensificar a prática dos princípios essenciais da nossa fé. Na Igreja Católica, a celebração da Quaresma envolve três práticas principais o jejum e a abstinência de carne, a oração e a caridade.
Qual é a diferença entre jejum e abstinência?
O jejum e a abstinência são duas práticas comuns na Igreja Católica durante a Quaresma. O jejum consiste em fazer uma única refeição completa ao longo do dia, além de duas outras refeições que, juntas, não devem ser maiores do que a refeição completa. Já a abstinência consiste em não comer carne vermelha ou branca, mas permite o consumo de peixes e frutos do mar.
A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias de abstinência e jejum obrigatórios para os católicos. A abstinência é obrigatória a partir dos 14 anos, enquanto o jejum é obrigatório dos 18 aos 59 anos de idade.
Qual a diferença entre a oração e a caridade?
A oração é uma prática que consiste em dedicar um tempo diário para cultivar a intimidada com os mistérios divinos e para a meditação das Sagradas Escrituras, como orações vocais, devocionários e contemplações. A caridade é uma prática que consiste em ajudar os mais necessitados, seja por meio de doações ou de trabalho voluntário.
Pensando nesses três pilares essenciais para viver a quaresma, sugerimos um pequeno guia de ordem simples para os iniciantes na vida e na prática da fé católica, com sugestões do que fazer durante a Quaresma. Talvez você não consiga realizar todas as sugestões aqui presentes, mas a busca vívida por tentar tem o potencial de, pela graça do Espírito Santo, fecundar ainda mais a sua fé.
Percebam Deus nos pequenos detalhes.
Graça, Paz e Misericórdia.




Você precisa fazer login para comentar.