Por que preciso fazer adoração ao Santíssimo Sacramento?
Why do I need to worship the Blessed Sacrament?
Sem Nome Responde

A adoração ao Santíssimo Sacramento é uma prática profundamente enraizada na tradição e nos ensinamentos da Santa Mãe Igreja e muitos são os motivos para adorar ao Deus Filho no Santíssimo Sacramento do Altar, como nos ensina as Sagradas Escrituras.
“Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas” (Ap 4, 11).
Adorar ao Santíssimo Sacramento porque é Presença Real de Cristo, o Catecismo da Igreja Católica ensina que Jesus Cristo está presente na Eucaristia de maneira verdadeira, real e substancial (CIC, 1374). A adoração ao Santíssimo Sacramento é, portanto, uma forma de reconhecer e honrar essa presença real de Cristo entre nós.
“Não é conveniente adorar em espírito e em verdade o Senhor Cristo, escondido sob os véus eucarísticos, mais do que Lhe rendermos homenagens exteriores?”.
São Pedro Julião Eymard
Adorar ao Santíssimo Sacramento porque é Reforço da Fé, Santo Tomás de Aquino, o doutor angélico da Igreja, ensina que a adoração ao Santíssimo Sacramento fortalece a nossa fé. A presença de Cristo na Eucaristia é um mistério de fé, e a adoração nos ajuda a aprofundar nosso entendimento e amor por esse mistério.
“Na Eucaristia estão contidos, verdadeira, real e substancialmente, o Corpo e o Sangue de Cristo, juntamente com a sua alma e divindade”.
Santo Tomás de Aquino
Adorar ao Santíssimo Sacramento porque é Fonte de Graças, a adoração ao Santíssimo Sacramento é uma fonte abundante de graças. Santa Faustina Kowalska, Santa da Igreja propagadora da devoção a Divina Misericórdia, frequentemente adorava o Santíssimo Sacramento e relatou muitas experiências místicas e graças recebidas durante essas adorações.
“Em toda Santa Missa, sou inundada de novo com a luz de Deus, que me dá a conhecer como sou miserável e quão grande é a Sua misericórdia”.
Santa Faustina Kowalska
Adorar ao Santíssimo Sacramento porque é Comunhão Espiritual, São João Paulo II enfatizava que a adoração ao Santíssimo Sacramento nos ajuda a entrar em uma comunhão mais profunda com Jesus. O Santo Papa nos ensina que a presença de Cristo nas hóstias consagradas que permanecem depois da Missa é dirigida à comunhão, tanto sacramental quanto espiritual.
“A adoração ao Santíssimo Sacramento é um momento privilegiado de encontro com o próprio Cristo. Como é maravilhoso estar com Ele e, inclinados sobre o seu peito como o discípulo amado, sentir o amor infinito do seu Coração!”.
São João Paulo II
Adorar ao Santíssimo Sacramento porque é Reparação, a adoração ao Santíssimo Sacramento também tem um aspecto de reparação pelos pecados. Santa Margarida Maria Alacoque, santa propagadora da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, ensinava que a adoração ao Santíssimo é uma forma de consolar o coração de Jesus e reparar os pecados cometidos contra Ele.
“Quero que você estabeleça a adoração em reparação dos pecados dos homens e em honra do meu Sagrado Coração”.
Santa Margarida Maria Alacoque
Adorar ao Santíssimo Sacramento porque é Momento de Intimidade com Deus, a adoração oferece um tempo de silêncio e intimidade com Deus, algo que muitos santos, como São Francisco de Assis e Santa Teresa de Ávila, valorizavam profundamente. Esse tempo de adoração nos dá a oportunidade de ouvir a Deus e experimentar Sua presença de uma maneira mais pessoal.
“Quando você olha para o Crucifixo, você entende quanto Jesus te amou. Quando você olha para a Sagrada Hóstia, você entende quanto Jesus te ama agora”.
Santa Teresa de Calcutá
Adorar ao Santíssimo Sacramento porque é Transformação Pessoal, São Pedro Julião Eymard, conhecido como o Apóstolo da Eucaristia, ensinava que a adoração ao Santíssimo Sacramento transforma a vida dos fiéis. Ele nos ensina que, ao passar tempo diante do Santíssimo, as pessoas são transformadas em Cristo e capacitadas a viver de acordo com o Evangelho.
“A Eucaristia é o maná dos fortes, que nos ajuda a caminhar pelo deserto desta vida, com coragem e sem desfalecer”.
São Pedro Julião Eymard
A Santa Mãe Igreja nos ensina muitos motivos para nos prostarmos diante de Deus em adoração, mas se nenhum deles lhe for o suficiente, apenas saiba que o Senhor anseia por nos e nos convida, “venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador” (Sl 95, 6) e ao atender a esse chamado lembre que, “quando te aproximares do Sacrário, pensa que Ele!… faz vinte séculos que te espera” (São Josemaría Escrivá).
Percebam Deus nos pequenos detalhes.
Graça, Paz e Misericórdia.
Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês.
Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.





Você precisa fazer login para comentar.