O que é a transubstanciação e como ela ocorre?
What is transubstantiation and how does it occur?
Sem Nome Responde

A transubstanciação é um mistério de fé, uma verdade que ultrapassa a capacidade plena de compreensão pela razão humana e é aceita pela fé na palavra de Cristo e no ensino constante da Santa Mãe Igreja. Mas vamos tentar entender isso um pouco melhor, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina três pontos centrais em relação a transubstanciação que devemos compreender para entender melhor esse mistério, a natureza, a autoridade de Cristo e inalteração da aparência.
Sobre a Natureza da Transubstanciação, segundo o CIC (nº 1376), a Santa Mãe Igreja nos ensina que, na Eucaristia, ocorre uma “mudança de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue”. É essa mudança que é a transubstanciação propriamente dita.
Essa mudança ocorre pelo poder da Autoridade de Cristo, o CIC (nº 1375) afirma que essa mudança ocorre pelo poder das palavras de Cristo, que, quando pronunciadas pelo padre, têm a mesma eficácia que tiveram quando foram pronunciadas por Nosso Senhor Jesus Cristo na Última Ceia.
Porém, como caridade para conosco, ocorre a Permanência das Aparências, pois embora a substância do pão e do vinho se transforme, as “espécies” ou “aparências” (cor, sabor, cheiro e outras propriedades sensíveis) permanecem inalteradas.
Esse mistério é alvo de contemplação de muitos santos na história da Igreja que buscaram ensinar sobre a transubstanciação. Por exemplo, Santo Tomás de Aquino, o doutor angélico, nos ensina que a transubstanciação como uma mudança “substancial” e não apenas “acidental”. Ele usa a filosofia aristotélica para esclarecer que a “substância” do pão e do vinho se transforma, enquanto os “acidentes” (aparências) permanecem.
Pode parecer difícil de compreender de início, se esse for o seu caso, não se preocupe, não foi atoa que São João Crisóstomo descreveu a Eucaristia como um mistério da fé, no qual Cristo realmente se faz presente. Enfatizando que é necessário ter fé para aceitar essa verdade, pois a razão humana por si só não pode compreender totalmente o mistério.
Por isso, não se cobre tanto, pois por nossa própria razão é impossível compreender a grandiosidade desse mistério, mas é preciso ter fé com a certeza de que Cristo está presente ali, como nos ensina Santo Ambrósio que a partir do momento que o sacerdote pronúncia as palavras de consagração, realiza-se um verdadeiro milagre, transformando os elementos eucarísticos no Corpo e Sangue de Cristo pelo poder do Espírito Santo.
Assim, diante da pergunta, o que é a transubstanciação e como ela ocorre? Podemos responder que, a transubstanciação é um termo teológico pelo qual a doutrina da Santa Mãe Igreja se refere à transformação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Jesus Cristo durante a celebração da Eucaristia. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), a transubstanciação ocorre no momento da consagração, quando o sacerdote, agindo na pessoa de Cristo, pronúncia as palavras da instituição: “Isto é o meu Corpo” e “Este é o cálice do meu Sangue”.
É difícil compreender, eu sei e a Igreja também sabe, por isso é chamado de mistério, por isso recomendo, não comece tentando entender, comece buscando acreditar, como poetizou Santo Tomás de Aquino, “venha a fé, por suplemento, os sentidos completar”. Diante de Jesus Eucarístico suplique a graça de acreditar e Ele lhe concedera não somente a fé que busca, mas a compreensão que dela brota.
Percebam Deus nos pequenos detalhes.
Graça, Paz e Misericórdia.
Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês.
Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.





Você precisa fazer login para comentar.