
“Mostrem-se aos sacerdotes” (Lc 17,14). Esta foi a ordem dada por Nosso Senhor aos dez leprosos que Ele curou. Esta é também a ordem que Deus dá às almas que contraíram a doença muito mais repugnante da lepra espiritual, o pecado.
O sacerdote foi nomeado por Nosso Senhor como médico espiritual para curar as doenças da alma. Mas paraisso, o padre, como qualquer outro médico, deve conhecer a natureza da doença. Em outras palavras, ele deve conheceros pecados que foram cometidos. O penitente, portanto, deve dar a conhecer a ele o estado exato de sua alma. Para obter este autoconhecimento, é indubitavelmente necessário que o penitente examine seriamente sua vida desde o tempo de sua última Confissão, refletindo sobre seus pensamentos, palavras, atos e omissões. Este escrutínio interior de si mesmo é chamado de Exame de Consciência. Deve ser realizado com seriedade e cuidado, lembrando-se da advertência de São Paulo, “mas, se quisermos julgar a nós mesmos, não seremos julgados” (I Cor 11,31).
Um diligente exame de consciência deve trazer claramente à mente do penitente seus pecados de pensamento,palavra, ação, desejo e omissão, de acordo com sua espécie, seu número e suas circunstâncias relevantes. Neste exame, duas faltas devem ser evitadas: 1) frouxidão (ou omissão) e 2) escrupulosidade.
A Consciência Relaxada
Uma consciência relaxada é uma consciência falsa. E errôneo porque é fácil de lidar e muito aberto. Ele passa por cima de pecados graves como de pequena consequência. Cristo censurou os fariseus “cegos” por essa falta, dizendo que eles eram “guias cegos, que coam um mosquito e engolem um camelo” (Mt 23,24). A consciência relaxada precisado temor de Deus, que as Escrituras nos dizem que “é o princípio da sabedoria” (Sl 110,10). A alma não pensana omnipotência e na justiça retributiva de Deus. Ele se engana de forma presunçosa e deliberada. Finalmente, passa a considerar assuntos graves como de pouca importância. Desta forma, coloca-se em gravíssimo perigo de se perder eternamente.
Como todos devem e devem viver de acordo com uma consciência correta, é imperativo acabar com todas as atitudes erradas, para que esse mentor dado por Deus possa ser um guia seguro na vida espiritual. Quem tem a consciência frouxa deve procurar remediá-la meditando com frequência na enormidade do pecado e na brevidade da vida, na Paixão de Nosso Senhor e nos horríveis e intermináveis castigos do inferno. Ele deve orar ao Espírito Santo pelo dom do verdadeiro discernimento em relação ao pecado, por um santo e próprio temor de Deus, por um verdadeiro horrorao pecado, por uma sincera tristeza por seus pecados e por uma permanente compunção de coração.
A Consciência Escrupulosa
A consciência escrupulosa é tacanha e tímida. Está sempre num estado de confusão e perturbação. Está obscurecido, por assim dizer, por uma névoa e é incapaz de discernir entre o certo e o errado, entre o pecado e a tentação. Persiste em ver um grave mal moral onde não existe. As vezes a escrupulosidade é permitida como visita ou provação de Deus, que em Seus conselhos inescrutáveis o permite para o bem da alma e para Sua própria maior glória. Mas Deus é oDeus da paz e do amor e não quer que as almas sejam perturbadas por muito tempo por tal provação. Portanto, quando a escrupulosidade vem de Deus, geralmente cessa depois de um tempo, se a alma for humilde e obediente.
Os escrúpulos também podem ser uma tentação do diabo. Na maioria dos casos, no entanto, eles procedem de causas puramente naturais. Certas condições da mente e do corpo, nervosismo, saúde prejudicada, melancolia, podem produzir escrúpulos. Esta doença da consciência pode atingir um grau em que a alma não é mais capaz de emitir um julgamento calmo e razoável sobre certas questões morais, ou mesmo sobre qualquer questão de certo ou errado. Uma pessoa escrupulosa não tem luz para ver as coisas em seu verdadeiro aspecto. Muitas vezes ele não tem humildade e submissão ao seu guia espiritual e tende à autossuficiência e à vontade própria. Se assim for, ele enfrenta o perigo de cair no primeiro erro, frouxidão, e eventualmente seu estado contínuo de ansiedade pode afetar sua mente.
Um escrupuloso A pessoa precisa cultivar uma confiança amorosa e infantil em Deus e deve obedecer ao seu confessor sem questionar. Os guias espirituais concordam que incondicional a obediência ao confessor é o elemento mais necessário para derrotar a escrupulosidade, e muitas vezes é o único meio de libertação. A meditação sobre os atributos de Bondade, Misericórdia e Amor de Deus ajudará a alma aflita com escrúpulos a obter confiança e confiança em Deus. Tal pessoa deve evitar a ociosidade e todas as circunstâncias externas que possam produzir ou aumentar seus escrúpulos.Em vez de examinar minuciosamente cada pequena falha que ele tende a exagerar, a alma escrupulosa deve considerar seus escrúpulos como uma criancinha que repousa nos braços de seu pai amoroso olharia para um cachorro latindoferozmente no chão abaixo, pois assim como o cão não pode fazer mal à criança enquanto ela permanecer nos braços do pai, assim como os escrúpulos não podem prejudicar a alma enquanto ela procurar honestamente agradar a Deus e confiar em Seu amor. Por atos de amor e confiança em Deus, e pela completa obediência ao confessor a alma geralmente pode alcançar com o tempo a paz de uma verdadeira consciência.
A Consciência Duvidosa
Muitas vezes as pessoas se encontram em um estado de incerteza sobre se um ato que pretendem realizar é ou não um pecado. E um princípio moral que não é permitido agir quando em estado de dúvida real. São Paulo diz: “Pois tudo o que não é de fé é pecado” (Rm 14,23). Se alguém não tiver certeza se um determinado ato é pecaminoso ou não, é pecaminoso realizar tal ato. A razão é que tal pessoa mostra assim que está tão pronta para fazer o que é errado como parafazer o que é certo. Algum grau de certeza moral, isto é, tal que seria considerado suficiente por uma pessoa normalmente prudente, é necessário.
Como exemplo, tomemos uma dúvida que possa surgir sobre o jejum e a abstinência na vigília de uma festa. A pessoa sabe que as vigílias de certas grandes festas são dias de jejum e abstinência de carne, mas a questão surge em sua mente se o dia anterior à Festa da Ascensão é ou não um dia assim. Se ele comesse carne naquele dia, supondo que o dia não era um dia de jejum e abstinência, mas ele não se esforçou para descobrir com certeza, ele pecaria por isso, mesmo que jejum e abstinência não fossem realmente prescritos pela Igreja. Seu dever é certificar-se, se puder, se é ou não um dia de jejum e abstinência, e agir de acordo. Isso ele normalmente poderia fazer por inquérito ou referindo-se a um calendário católico, embora possam surgir circunstâncias em que seria impossível resolver a dúvida no momento. Neste último caso, ele deve abster-se de comer carne.
Como Fazer Um Bom Exame de Consciência
Aquele que se confessa com frequência não precisa gastar muito tempo examinando sua consciência, cansando sua mente sem propósito e dando à escrupulosidade uma chance de se firmar. O exame deve ser calmo, mas sério.
O primeiro passo é uma oração fervorosa ao Espírito Santo para pedir luz e graça para conhecer e detestar ospróprios pecados. O exame deve trazer à memória a hora da última boa Confissão e se a penitência foi ou não realizada.Deve cobrir os pecados de pensamento, palavra, ação, desejo e omissão:
– Contra os Mandamentos de Deus,
– Contra os Preceitos ou Leis da Igreja,
– Com relação aos Sete Pecados Capitais,
– Quanto à negligência dos deveres do próprio estado de vida, e
– Sobre as Obras de Misericórdia Espirituais e Corporais omitidas.
Aqueles que examinam sua consciência todas as noites e se confessam com frequência se lembrarão prontamente de quaisquer pecados mortais que possam ter sido cometidos. Mas para aqueles que se confessam raramente e são viciados em hábitos pecaminosos, ou fizeram várias Confissões indignas, é necessário mais do que um olhar passageiro em suas consciências. Tais pessoas devem começar seu autoexame alguns dias antes de ir à confissão, lembrando que esta confissão pode talvez decidir o destino de sua alma para a eternidade
Percebam Deus nos pequenos detalhes.
Graça, Paz e Misericórdia.
Quer ler mais um pouco? Baixe o livro “Confissão A Estrada de Volta ao Pai”.




Você precisa fazer login para comentar.