
O terceiro requisito para uma boa Confissão é um firme propósito de emenda. Isso está intimamente ligado à contrição sincera, sendo seu segundo elemento. Um propósito firme de emenda é uma resolução para evitar, com a graça de Deus, não só pecado, mas além disso as ocasiões de pecado. O propósito da emenda deve ser firme, universal, eficaz e durável. É firme quando o penitente está disposto a evitar o pecado a qualquer custo. Como a contrição, um firme propósito de emenda é universal quando se estende a todos os pecados mortais; é eficaz quando o penitente se esforça seriamente para corrigir seus maus hábitos e evita tudo o que está próximo das ocasiões de pecado; é durável quando é duradouro e não é um mero sentimento passageiro.
As Ocasiões de Pecado
Uma ocasião de pecado é qualquer pessoa, lugar ou coisa que normalmente coloca uma pessoa em perigo de cometer pecado. A Sagrada Escritura nos adverte: “Aquele que ama o perigo, nele perecerá” (Ecl 3,27). A ocasião leva a pessoa a pecar, ou a pressiona a cometer pecado. Portanto, para evitar o pecado, a ocasião deve ser evitada.
Existem quatro tipos de ocasiões de pecado: Ocasiões próximas, nas quais geralmente se cai; Ocasiões remotas, em que às vezes se cai; Ocasiões voluntárias, que podem ser evitadas se assim o desejarem; e Ocasiões involuntárias, que não podem ser evitadas. Uma pessoa que não está disposta a evitar uma ocasião próxima ou voluntária de pecado não está devidamente preparada para receber a absolvição e o perdão de seus pecados. Se o padre estiver ciente de suas disposições imperfeitas, ele recusará a absolvição.
As pessoas que são ocasiões de pecado são aquelas em cuja companhia se costuma cair em pecado. Lugares são aqueles lugares onde se costuma cair em pecado, como tavernas, lugares de má reputação, praias públicas, locais de festas e todos os lugares imorais de qualquer tipo, quer se cometa pecado neles ou não. Coisas que são ocasiões de pecado são livros ruins, fotos indecentes, filmes e vídeos imorais ou obscenos, e canções sugestivas, piadas e coisas do gênero. Nosso Salvador diz sobre ocasiões de pecado: “Se tua mão te escandaliza, corta-o e lança-o de ti. É melhor para ti ires para a vida eterna aleijado ou coxo, do que tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno” (Mt 18,8).
O Objetivo de Uma Emenda Deve Ser Específico
Embora um firme propósito de levar uma vida melhor no futuro seja suficiente para uma Confissão digna, uma resolução mais específica será mais frutífera. Quanto mais uma pessoa resolve lutar contra suas falhas de uma maneira positiva, mais provável é que ela tenha sucesso. Sua resolução será mais eficaz. Em vez de dizer: “Vou evitar o pecado no futuro e praticar a virtude”, deve-se resolver, por exemplo, ficar longe de determinado lugar em específico ou evitar uma determinada pessoa em especial, evitando assim ser levado de volta para o pecado. Então essa decisão deve se tornar definitiva, fazendo um positivo esforço para superar seus pecados habituais, e até mesmo impor a si mesmo uma pequena penitência a ser realizada quando falhar em um determinado assunto. Outro meio eficaz é resolver praticar o ato contrário de virtude um certo número de vezes ao dia, a fim de se estabelecer no hábito e diminuir a possibilidade de ofender novamente naquele ponto.
A oração deve sempre acompanhar nossos esforços para superar nossas falhas, pois tudo depende da graça de Deus, e a graça é obtida pela oração. O próprio Deus nos diz: “Sem Mim, vocês não podem fazer nada” (Jo 15,5). Mesmo que uma pessoa possa ter dúvidas sobre uma recaída por causa de sua fraqueza, ou mesmo se ela realmente cair, isso não é uma indicação de que seu propósito de correção não foi sincero. Como contrição, isso depende, como já foi dito, de sua boa vontade. Um firme propósito de emenda não é um simples desejo nem um conhecimento positivo, mas uma séria determinação em fazer o melhor para evitar o pecado agora e no futuro. A firme confiança na ajuda de Deus quando surgirem dificuldades será de imenso valor para vencer as tentações com sucesso.
Percebam Deus nos pequenos detalhes.
Graça, Paz e Misericórdia.
Quer ler mais um pouco? Baixe o livro “Confissão A Estrada de Volta ao Pai”.




Você precisa fazer login para comentar.