Movendo-se pelo mundo como católico
Como descobrir o nome do meu anjo da guarda?
Como descobrir o nome do meu anjo da guarda?

Como descobrir o nome do meu anjo da guarda?

Ouça aqui e compartilhe

Como descobrir o nome do meu anjo da guarda?

How to find out my guardian angel’s name?

Sem Nome Responde

Como devoto dos santos anjos fico feliz que haja interesse em conhecer mais sobre eles. Como cativo de uma espiritualidade que muito confia nos designíos que Deus nos revela por intermédio de seus anjos compreendo a sua curiosidade. E como católico, compartilho de sua fé na proteção que Deus nos concede por meio dos nossos anjos da guarda. 

Mas quando questionado, como descobrir o nome do meu anjo da guarda? Eu respondo com outra pergunta, para quê? Sim, para quê nós precisamos saber o nome do nosso anjo da guarda? 

A orientação oficial da Santa Mãe Igreja a respeito dos nomes dos anjos é simples e clara, não devemos buscar descobrir o nome dos anjos e nem devemos dar um nome para o nosso anjo da guarda. Mas porque não? Existe uma longa explicação teológica para isso, aqui eu vou buscar ilustrar de maneira simples, mas recomendo leituras mais aprofundadas para entender melhor a fé da Igreja a respeito dos anjos, Santo Tomás de Aquino é uma boa leitura para isso, não é atoa que ele é chamado de doutor angélico.

Desde o início da história humana os nomes são um sinal de autoridade, essa autoridade pode ser de quem possui o nome, como pode ser de quem põe o nome. Por exemplo, quando Moisés perguntou o nome de Deus para que pudesse dizer ao povo, Deus respondeu “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês” (Ex 3, 14). Naquela época, os nomes dos deuses eram utilizados para invocá-los, uma maneira de submetê-los a suas vontades e Deus, é claro, não se submete a ninguém. 

Uma outra situação comum da autoridade de um nome, pode ser vista quando um exército, um mensageiro ou um alto funcionário era enviado em nome de um rei, imperador, governante, patrão ou soberano de uma terra. Eles no exercício de sua missão, se colocam em posição de autoridade em nome de quem os envia, fazendo uso da autoridade desse nome. 

A mesma autoridade se vê em sentido inverso, aquele que possui autoridade sobre alguém ou alguma coisa tem o poder de nomear, escolhendo lhe um nome. Os pais dão nome aos filhos, as pessoas dão nome as suas invenções ou aquisições, as autoridades nomeiam os cargos que estão abaixo delas e assim por diante. 

O que todos esses exemplos têm em comum? Eles têm uma relação de autoridade e podemos dizer que esse é o motivo central pelo qual nós não devemos nomear ou buscar descobrir um nome para o nosso anjo da guarda. Porque não há relação de autoridade entre eles e nós. 

Nós não temos autoridade sobre os anjos, em comparação da graça e do conhecimento que possuímos de Deus, somos insignificantes diante deles. Os anjos não existem para fazer nossas vontades e não vão obedecer a nossas ordens. 

A recíproca é verdadeira, os anjos também não mandam em nós, eles estão ao nosso lado para nos guiar e nos proteger, mas não passam por cima da nossa vontade. Mas é preciso compreender que esse ofício de guia e protetor não é realizado pelos anjos por simples vontade própria, eles o fazem porque é o desejo de Deus. 

Por lógica, não há relação de autoridade entre nós e os nossos anjos da guarda, os temos ao nosso lado por puro amor de Deus por nós e eles estão ao nosso lado por puro amor a Deus. Não temos autoridade para nomear e não recebemos autoridade para invocar o teu nome. 

Por isso, eu diria que no lugar de perguntar, como descobrir o nome do meu anjo da guarda? Mais católico seria perguntar, como me relacionar melhor com o meu anjo da guarda? E para essa pergunta a Santa Mãe Igreja nos trás muitas respostas, das quais aqui eu vou resumir com um raciocínio simples, Deus nos ama, os anjos amam a Deus, quando amamos a Deus nos fazemos um com Ele, os anjos nos amam quando amamos a Deus. Busquemos a cada dia agradar a Deus e os nossos anjos da guardar estarão a cada dia se relacionando ainda mais conosco. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Deixe uma resposta