Devo desistir de entrar na vida religiosa para ajudar meus pais?

Should I give up entering religious life to help my parents?

Sem Nome Responde

É necessário dizer que se tens o desejo de ingressar na vida religiosa ou tens alguém próximo com este desejo, orai, orai sem sessar, para que o chamado de Deus seja ouvido, discernido e obedecido, pois é uma graça maravilhosa para todo o povo de Deus.

Mas diante de um impasse como esse é preciso refletir com cuidado, não existe resposta pronta para a sua pergunta. Mas para não ficarmos presos no depende, vamos dividir os dois cenários possíveis em sim ou não. Para isso, vamos (mais uma vez) recorrer a sabia ajuda do nosso Doutro Angélico, santo Tomás de Aquino. 

Respondendo, sim você deve desistir, santo Tomás nos explicar que, 

Com efeito, não é lícito eximir-se o que é obrigatório para fazer o que é facultativo. Ora, a assistência aos pais cai sob a necessidade do preceito, que ordena honrar pai e mãe. Por isso, diz o Apóstolo “Se alguma viúva tem filhos ou netos aprenda primeiro a governar a sua casa e a retribuir aos pais os cuidados recebidos”. E entrar na vida religiosa é um ato facultativo. Logo, parece que alguém não deve, para entrar na vida religiosa, eximir-se da assistência aos pais. 

Mas respondendo, você não deve desistir, santo Tomás nos recorda que, 

Em sentido contrário, diz-se no Evangelho que Tiago e João “deixando as redes e o pai, o seguiram”. A esse respeito, Hilário diz: “Isso nos ensina que os que seguirão a Cristo não se deterão, pelas preocupações da vida secular e o apego à casa paterna”.

É interessante observar que aquele que desejar argumentar contra ou a favor encontrar argumentos válidos, inclusive na sagrada escritura, então qual caminho seguir? Santo Tomás nos responde que,

Os pais têm, como tais, a razão de princípios. Por isso compete-lhes por si cuidar dos seus filhos. Por essa razão, não seria permitido a alguém, que tivesse filhos, entrar na vida reli­giosa, eximindo-se totalmente do cuidado deles, isto é, sem providenciar como serão educados. De fato, está escrito que “se alguém não cuida dos seus, renegou a fé e é pior que um infiel”. Entretanto, casualmente, cabe aos filhos, ajudarem os pais, a saber, quando estiverem em alguma necessidade. 

Por conseguinte, se os pais estiverem em tal necessidade de que não possam ser socorridos conve­nientemente a não ser pela assistência dos filhos, estes não têm o direito de eximir-se da assistência, para entrar na vida religiosa. Se, porém, estes não estiverem em tal necessidade que precisem muito dessa assistência dos filhos, estes podem eximir-se da assistência e ingressar na vida religiosa, mesmo contra a vontade deles. Porque, após a puberdade (Para os dias atuais, a maior idade), quem é livre, tem a liberdade de dispor da sua vida, sobretudo no que diz respeito ao serviço de Deus. “Diz o Apóstolo, havemos de ser muito mais submissos ao Pai dos espíritos, a fim de vivermos, do que aos nossos pais segundo a carne”. Por isso, lê-se nos Evangelhos que o Senhor repreendeu o discípulo que não queria segui-lo imediatamente com a intenção de dar sepultura a seu pai, “pois havia outras pessoas capazes de cumprir essa obrigação”, observa Crisóstomo.

Sendo assim, santo Tomás e toda a Igreja nos convida ao bom senso, qual a realidade que aquele que se sente chamado a vida religiosa está vivendo? Existe condições para uma vida em dignidade por parte dos pais sem o seu auxílio? Existem outros irmãos que podem prestar esse auxílio em sua ausência? O que motiva os pais a desejarem que o filho permaneça com eles, são motivações inspiradas por Deus ou apenas vontades humanas? 

Cabe lembrar também, que o preceito de honrar pai e mãe não é uma ação corporal somente, a manifestação do respeito também se cumpre pela assistência espiritual na oração que fazemos por eles, pela demonstração da educação e do caráter recebido deles  e de muitas outras maneiras. 

E se diante de tudo isso, hoje, você discernir que precisa desistir de seu ingresso em  uma vida religiosa para dar essa assistência aos seus pais, louve a Deus por isso, pois na obediência, no respeito e no sacrifício que faz pelos seus pais no hoje, o Senhor também santifica sua vida e guardar um lugar para sua alma na vida eterna. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com