Movendo-se pelo mundo como católico
É bom viajar para se reencontrar com Deus?
É bom viajar para se reencontrar com Deus?

É bom viajar para se reencontrar com Deus?

Ouça aqui e compartilhe

É bom viajar para se reencontrar com Deus?

Is it good to travel to meet God again?

Sem Nome Responde

Essa perguntar possui uma tarefa, que é viajar, e um objetivo, que é reencontrar-se com Deus. Por isso para que possamos pensar um pouco mais nessa pergunta juntos, vamos pensar nessas duas coisas separadamente.

Primeiro, viajar é bom? Aí depende, algumas pessoas só de começar a conversar sobre viagem já ficam excitadas e começam a planejar as mais variadas coisas, das roupas que vão levar aos lugares que desejam visitar. Por outro lado, também existem pessoas que quando pensam em viajar, já começam a pensar em longas esperas, embarques e desembarques demorados em rodoviárias, estações e aeroportos, ficando rapidamente irritadas e desmotivadas. Logo se viajar é bom ou ruim, depende muito de quem vai realizar a viagem. 

Existe uma ideia, que por si só é no mínimo tola, de que para encontrar com o eu interior é preciso viajar pelo mundo, que para aprender a se amar é preciso viajar sozinho por lugares que outras pessoas iram acompanhadas, que para entender o outro com uma outra perspectiva é preciso vivenciar e aprender sozinho em lugares que os outros não foram e assim por diante. 

É evidente de que conhecer novos lugares e culturas pode ampliar seu conhecimento, mas perceba que eu disse pode, não disse que vai, uma pessoa pode viajar por todos os continentes e voltar para casa da mesma maneira que saiu, isso acontece porque o lugar e a cultura a qual você pertence nunca foi e nunca será o problema. Se você não se conhece, não se ama, não entende o outro e faz uma viagem assim, você será apenas uma pessoa que não se conhece, não se ama e não entende o outro que está sozinho viajando por um lugar diferente. Você pode até mudar algo a seu respeito durante a viagem, a final você já iniciou a viagem disposto a mudar, mas não quer dizer que essa mudança não poderia acontecer onde você estava o tempo inteiro. 

Segundo e mais importante para a nossa questão, reencontrar Deus. Se desejamos reencontrar alguém o primeiro passo de fato é ir ao encontro desse alguém, esse alguém sendo Deus a pergunta que fica é, 

onde está Deus?

Como resposta a essa pergunta, recorro ao Doutor Angélico, Santo Tomás de Aquino que nos ensina que “Deus é ato puro de existir, sendo simples e não composto de nada”.

Sendo assim Deus existe em todo lugar e por isso não precisamos viajar para reencontrá-Lo, já que Ele estando em todo lugar, está conosco o tempo todo, como O próprio assim prometeu, 

“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” 

(Mt 28,20)

Dessa maneira, diante da pergunta, é bom viajar para se reencontrar com Deus? Eu respondo, se você deseja viajar, viaje. Mas não para se reencontrar com Deus, viaje com Deus e vá com Ele a todos os lugares e permita que Ele possa demonstrar a você a graça Dele em cada pequeno detalhe. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Deixe uma resposta