O católico pode votar em qualquer candidato?
O católico pode votar em qualquer candidato?

O católico pode votar em qualquer candidato?

Ouça aqui e compartilhe

O católico pode votar em qualquer candidato?

Can Catholics vote for any candidate?

Sem Nome Responde

“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine”

(I Cor 6, 12)

Esse sábio alerta feito por São Paulo em sua primeira carta aos Coríntios que se aplica a muitas situações do dia a dia do católico, pode ser considerado a resposta perfeita para essa pergunta. 

No Brasil, assim como em muitos países que adotaram a democracia, cada cidadão pode votar no candidato que desejar, a Igreja não aponta em quem o povo de Deus deve votar e nesse sentido o voto do católico é permitido a qualquer candidato. 

Mas ao professar a fé católica estamos nos comprometendo com a moral e com a doutrina da Igreja, dessa forma torna-se nossa obrigação fazer uso dessa liberdade de escolher para escolher com sabedoria, tendo em mente que o candidato que elegemos é uma pessoa que estamos autorizando a legislar e gerir em nosso lugar. Sendo assim, precisamos votar em candidatos que estejam dispostos a agir em defesa da mesma moral e doutrina que a nossa fé professa.

Assim vale tomar cuidado, pois é fácil encontrar na internet quem diga que o católico deve votar em candidato A ou que não deve votar em candidato B, mas essa não é posição oficial da Igreja. O que a Santa Mãe Igreja nos oferece é orientação para escolher, você não precisa necessariamente votar em um candidato que seja católico, mas deve observar se suas proposta e projetos são compatíveis com a fé que professamos. 

Existe muitas estratégias que nós católicos podemos utilizar para auxiliar na escolha de um candidato. Nos dias atuais é comum que nos foquemos em temas mais polêmicos a exemplo do aborto, a Igreja é contra e se um candidato é a favor ali já há um indicativo de que ele não é compatível com a fé que professamos. 

Outra boa estratégia é observar os partidos aos quais eles são filiados, já que a Igreja tem uma posição clara contra o comunismo publicado pelo Santo Ofício no dia 1 de julho de 1949, durante o pontificado do Papa Pio XII. Logo se o candidato se declara e se vincula a um partido comunista é um indicativo de que ele não é compatível com a fé que professamos.

Uma estratégia que eu pessoalmente gosto de adotar é observar os sete pecados capitais e as virtudes opostas. Dentre os candidatos concorrendo a eleição vejo aqueles que mais buscam combater em sua postura e propostas os pecados capitais e melhor promovem as virtudes. 

Orgulho – Humildade; Avareza – Generosidade; Inveja – Amor ao próximo; Ira – Mansidão; Luxúria – Castidade; Gula – Temperança; Preguiça – Diligência. 

(Cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 1866)

É evidente que não existe candidato perfeito, nunca irá existir, devemos observar as opções disponíveis e se manter firme pois a nossa obrigação de católico permanece inalterada, combater o bom combate e guardar a fé (II Tm 4, 7). 

Por isso, diante da pergunta, o católico pode votar em qualquer candidato? Eu respondo, sim pode. Mas deixo aqui uma sugestão, não se pergunte se você pode votar em um candidato, pergunte se convém, pergunte se é coerente com a fé que você professa apoiar esse candidato.

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Um comentário

  1. Pingback: Sem Nome - Sobre ser cristão

Deixe uma resposta