O ELEMENTO FUNDAMENTAL DA EXISTÊNCIA 
O ELEMENTO FUNDAMENTAL DA EXISTÊNCIA 

O ELEMENTO FUNDAMENTAL DA EXISTÊNCIA 

Ouça aqui e compartilhe

O casamento e a procriação não são, é claro, os únicos meios de “amar como Deus ama”. Eles servem de modelo original, mas sempre que imitamos Cristo “sacrificando nossos corpos” em favor de outros, expressamos o significado esponsal do corpo. Cristo, de fato, quer chamar alguns a sacrificarem o matrimônio por “causa do Reino” (cf. Mt 19,12). Como veremos mais claramente no capítulo 5, o celibato por amor ao Reino está longe de ser uma rejeição da sexualidade. É, sim, um chamado a abraçar o significado e o objetivo máximos da sexualidade. A união “numa só carne” é apenas o prenúncio de algo infinitamente maior e mais glorioso – a união eterna de Cristo com a Igreja ( cf. Ef 5, 31-32). Também isto ficará bem claro mais adiante; mas aqueles que optam pelo celibato cristão “passam por cima” do matrimônio terreno para se entregarem totalmente àquele eterno. 

Seja qual for a nossa vocação pessoal, somos todos chamados a participar no amor de Deus e a partilhá-lo com outros. Quando temos a necessária pureza para entender isto, veremos que é isto mesmo que nos ensinam o corpo e a sexualidade. O significado esponsal do corpo (isto é, o chamado para amar inscrito por Deus em nossa carne) revela o que o Vaticano II descreveu como “o chamamento universal à santidade”. Quanta gente, no entanto, despreza o corpo e a sexualidade em nome de uma suposta santidade! O significado esponsal do corpo constitui “o elemento básico da nossa existência no mundo” (16.01.1980). Não desprezemos isto! Quanto mais crescemos em santidade autêntica (isto é, encarnada), tanto mais “descobrimos e fortalecemos o vínculo que existe entre a dignidade do ser humano (homem ou mulher) e o significado esponsal de seu corpo” (21.07.1982). 

Como crescer nesta santidade autêntica, encarnada? Como devemos começar a resgatar algo da felicidade e da paz experimentadas pelo primeiro homem e a primeira mulher? É o que o Papa São João Paulo II tenta responder.

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Fonte: WEST, C. Teologia do corpo para principiantes: uma introdução básica à revolução sexual por João Paulo II. Madrid: Myrian, 2008.

Deixe uma resposta