Movendo-se pelo mundo como católico
O quê é melhor, buscar religião ou santidade?
O quê é melhor, buscar religião ou santidade?

O quê é melhor, buscar religião ou santidade?

Ouça aqui e compartilhe

O quê é melhor, buscar religião ou santidade?

Which is better, to seek religion or holiness?

Sem Nome Responde

Embora sejamos bombardeados diariamente com ideias conflitantes e por muitas vezes equivocadas que nos fazem acreditar que a santidade e religião são duas coisas distintas e distantes, dentro da fé católica a religião não se afasta da santidade tal qual a santidade não se afasta da religião de maneira que a busca correta e sincera de uma conduz o fiel inevitavelmente a outra. 

Como nos ensina Santo Tomás de Aquino, na questão 81, artigo 8 da Suma Teológica.

Essen­cialmente, religião e santidade não se distinguem. Distinguem-se por distinção de razão. Religião é prestar a Deus a devida servidão quanto ao que especificamente pertence ao culto divino, como são os sacrifícios, as oblações e coisas semelhan­tes. Santidade é, porém, referir a Deus não só esses atos, mas os atos das outras virtudes, ou fazer com que a pessoa, mediante boas obras, se disponha ao culto divino. 

Portanto, deve-se dizer que a santidade é uma virtude especial pela sua essência, e, neste sentido, pode identificar-se com a religião. Tem, de certo modo, caráter geral, en­quanto orienta os atos de todas as virtudes impe­rativamente para o bem divino. 

Por isso, até podemos afirmar que a santidade e a religião são distintas, mas não porque existe uma diferença real entre elas, mas apenas por distinção de razão. Neste sentido, o quê é melhor, buscar religião ou santidade? Diante da fé católica, a resposta é um generoso tanto faz.

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Deixe uma resposta