Ouça aqui e compartilhe
|
O que é pecado no carnaval?
What is sin at carnival?
Sem Nome Responde
Todos os anos ouvimos ou fazemos as mesmas perguntas sobre o carnaval, será que o cristão deveria brincar o carnaval? É pecado ou não? Algum Santo já falou a esse respeito? Qual a posição oficial da Igreja? Posso curtir o carnaval em santidade? O que é pecado fazer durante o carnaval? São muitas as perguntas.
Ao mesmo tempo, existem as mais variadas respostas para todos os gostos, quem quer ficar em casa encontrará respostas que validam sua escolha de ficar em casa, quem desejar sair encontrará respostas que validam sua escolha de sair. Embora as vezes bem fundamentadas a maior parte dessas respostas é incapaz de se manter de pé diante do verdadeiro ensinamento da Santa Mãe Igreja e eu te explico o porquê de uma maneira bem simples.
Não existe conceito de oficial de lugar pecaminoso, de festa pecaminosa, de música pecaminosa etc. é claro que nos mais de 2 mil anos de sabedoria da Santa Mãe Igreja os Santos Padres, os Santos Doutores, os Santos e o Sagrado Magistério nos orientam e nos demonstram como identificar lugares e ocasiões de pecado. Os cristãos da Igreja primitiva também faziam uso de uma coisa chamada bom senso, mas infelizmente a má qualidade da catequese não nos permite encontrar muito disso em nós mesmos hoje em dia e a má qualidade da teologia adotada por muitos sacerdotes também não permite que eles o tenham para nos oferecer. Exatamente por essa ausência de conceito oficial e de bom senso da cristandade dos nossos tempos, que podemos encontrar respostas que confirmem qualquer tipo de decisão.
Mas então o que fazer em relação ao carnaval?
Não somente em relação ao carnaval, mas a qualquer lugar, festa, companhia e ocasião, a minha mais segura sugestão é a mais obvia de todas, confie na sabedoria de 2 mil anos da Santa Mãe Igreja e pare de procurar atenuantes e saídas retoricas.
Como fazer isso na prática?
Simples, o lugar, a companhia, a ocasião, a data, são todos elementos que ajudam a compor tanto a virtude quanto o pecado, podendo fortalecer a virtude ou agravar o pecado, mas para a decisão de fazer ou não fazer não algo não são o principal.
Lembremo-nos que Adão e Eva pecaram mesmo vivendo no Jardim do Éden (Gn 3) e que Daniel louvou a Deus dentro da cova dos leões (Dn 6). Por isso precisamos voltar ao básico, vejamos como a Santa Mãe Igreja define pecado, diretamente no Catecismo da Igreja Católica.
1849. O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a reta consciência. É uma falha contra o verdadeiro amor para com Deus e para com o próximo, por causa dum apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e atenta contra a solidariedade humana. Foi definido como «uma palavra, um ato ou um desejo contrários à Lei eterna» (89).
1850. O pecado é uma ofensa a Deus: «Pequei contra Vós, só contra Vós, e fiz o mal diante dos vossos olhos» (Sl 51, 6). O pecado é contrário ao amor que Deus nos tem e afasta d’Ele os nossos corações. É, como o primeiro pecado, uma desobediência, uma revolta contra Deus, pela vontade de os homens se tornarem «como deuses», conhecendo e determinando o que é bem e o que é mal (Gn 3, 5). Assim, o pecado é «o amor de si próprio levado até ao desprezo de Deus» (90). Por esta exaltação orgulhosa de si mesmo, o pecado é diametralmente oposto à obediência de Jesus, que realizou a salvação (91).
Assim, diante da pergunta, o que é pecado no carnaval? Eu respondo que é muito mais relevante, durante o carnaval ou em qualquer outra época do ano, nos preocuparmos com o pecado propriamente dito, entendendo primeiramente o que é o pecado, depois comtemplando livremente a vontade de Deus para nós e em seguida permitindo que a nossa consciência sinceramente julgue se as nossas ações refletem a vontade de Deus. Ao fazermos isso, se é carnaval ou não será apenas mais um detalhe na nossa busca pela santidade que Deus nos chama a viver.
Percebam Deus nos pequenos detalhes.
Graça, Paz e Misericórdia.
Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês.
Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.