Movendo-se pelo mundo como católico
Por que o Glória não é cantado (rezado) nas Missas do Advento?
Por que o Glória não é cantado (rezado) nas Missas do Advento?

Por que o Glória não é cantado (rezado) nas Missas do Advento?

Ouça aqui e compartilhe

Por que o Glória não é cantado (rezado) nas Missas do Advento?

Why is the Gloria not sung (prayed) in Advent Masses?

O Glória é uma das maneiras de expressar concretamente que, enquanto dura o nosso peregrinar, falta algo para que a alegria seja completa e que somente quando o Senhor estiver presente no meio do seu povo, a Igreja terá chegado à sua festa completa, com a Solenidade do Natal do Senhor, quando é cantado novamente o Glória.

Sua origem remonta as palavras iniciais do louvor cantado pelos anjos na noite de Natal, que nos convidam a junto a eles cantarem e louvarem o nascimento do Deus Menino. 

Na mesma região havia uns pastores que estavam nos campos e que durante as vigílias da noite montavam guarda a seu rebanho. O Anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor envolveu-os de luz; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, disse-lhes: “Não temais! Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas deitado numa manjedoura”. E de repente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste a louvar a Deus dizendo:  “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama!”

(Lc 2, 8 – 14).

Sendo assim, devemos nos abster de entoar o Glória durante o tempo do advento (assim como também no tempo da quaresma) com exceção dos dias da Solenidade da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, e da festa da Virgem de Guadalupe, em 12 de dezembro. Mas simplesmente deixar de cantar o Glória não é o suficiente, como se a ausência do Glória na Santa Missa fosse apenas mais uma regra que seguimos. É nosso dever viver o tempo do advento como um tempo de expectativa para a vinda do Salvador. 

Por isso, diante da pergunta, por que o Glória não é cantado (rezado) nas Missas do Advento? Eu respondo. O Glória não é cantado para que possamos viver no advento um tempo de incompletude, onde a alegria da Igreja não está completa, para que vivamos a espera vigilante que sustentada na esperança transbordará de alegria na noite de Natal, quando o canto do Glória misturará a nossa voz à voz dos anjos e dos santos para glorificar o Deus Menino.

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Deixe uma resposta