Por que os avisos são dados na missa se não fazem parte da liturgia?

Why are announcements given at Mass if they are not part of the liturgy?

Sem Nome Responde

Por que os avisos são dados na missa se não fazem parte da liturgia? Porque a Santa Missa não deve ser vista pelo católico como um evento isolado, como se fossemos assistir uma peça de teatro com roteiro fixo a ser encenado, que no fim todos aplaudem e vão embora. É preciso lembrar o que afirmamos diante de Cristo Eucarístico toda missa, “o amor de Cristo nos uniu”, esse amor que nos uni transcende a celebração da Santa Missa e se torna vivência de fé nas nossas vidas, incluindo a vida paroquial, a fim de dar condições de continuidade para a maioria dos fiéis que por algum motivo podem não estar ativamente inteirados com as ações da vida paroquial, faz sentido que os avisos sejam ali realizados enquanto os fiéis estão reunidos. 

Como nos ensina o santo padre, o Papa Francisco, “os frutos da Missa estão destinados a amadurecer na vida de todos os dias. Na verdade, aumentando a nossa união a Cristo, a Eucaristia atualiza a graça que o Espírito nos concedeu no Batismo e na Confirmação, a fim que o nosso testemunho cristão seja credível”.

A minha preferência pessoal é que não haja avisos paroquiais durante a Santa Missa, porque, infelizmente, em muitas paróquias os avisos simplesmente saem de controle e facilmente tomam mais espaço do que a própria homília e a cada dia ganham mais adornos que afastam os fiéis do sentimento sóbrio de oração e comunhão com Cristo que é a centralidade da Santa Missa e da nossa vida cristã. 

E diante dos ritos finais da Santa Missa, sempre precisamos lembrar que, Dado que a presença real de Cristo no Pão consagrado não acaba com a Missa (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1374), com efeito, o culto eucarístico fora da Missa, quer de forma particular quer comunitária, ajuda-nos a permanecer em Cristo (cf. ibid., 1378-1380).

Mas como disse, reconheço a contribuição desses avisos para nos manter em comunhão com Cristo e com os nossos irmãos, mas sempre precisamos lembrar de sermos sóbrios nesses casos, pois dispersar o clima de oração e romper a sacralidade da Santa Missa com exageros acaba por eliminar o proposito de anunciar tais avisos naquele momento. 

Conheça um pouco mais a respeito lendo as catequeses do Papa Francisco sobre a Santa Missa. Pois na Santa Missa cada detalhe importa, toda ela é uma grande oportunidade de percebemos a Deus nos pequenos detalhes.

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com