Posso fazer sexo durante a quaresma?
Posso fazer sexo durante a quaresma?

Posso fazer sexo durante a quaresma?

Ouça aqui e compartilhe

Posso fazer sexo durante a quaresma?

Can I have sex during Lent?

Sem Nome Responde

Sim, você pode ter relações sexuais durante a quaresma. Mas se você perguntar a dez pessoas diferentes, você tem uma grande chance de receber dez respostas diferentes para essa pergunta e entender por que isso acontece pode te ajudar bem mais do que um simples sim ou não. 

Para isso, precisamos entender o que é a quaresma. A quaresma é o período em que a Igreja intensifica o convite a conversão, promove mais práticas de penitência, oração e caridade. Sim, todo católico precisa fazer isso o ano inteiro, por toda a vida, mas é no período da quaresma, que isso se intensifica em preparação para a Semana Santa que culmina na Pascoa do Senhor, o ponto alto de toda a fé cristã.

Também é preciso deixar claro que Jesus não quer o nosso sofrimento, que tipo de Deus Ele seria se senti-se satisfação no sofrimento de seu povo? As penitências que realizamos, só fazem sentido junto a oração e a prática da caridade, porque assim somos impelidos a mudança, a nos tornarmos pessoas melhores, física e espiritualmente. Por esse motivo, que na Quarta-Feira de Cinzas as redes sociais estavam inundadas de memes nos lembrando que jejum sem oração é apenas um regime. 

Tendo isso em mente, a resposta para sua pergunta é individual e personalizada e deve ser precedida com uma outra pergunta. Qual sua relação com o sexo? 

Se você não possui o sacramento matrimônio, a resposta é não, pare agora e busque um padre para se confessar. Acredite parece radical, mas a longo prazo fará muito bem para a sua vida. 

Se você vive em matrimônio, mas possui uma relação de vício sexual e isso está prejudicando seu matrimonio e seu cônjuge, talvez a quaresma seja um período interessante para começar a trabalhar isso, então procure ajuda, não precisa sofrer sozinho com isso. 

Se você vive em matrimônio de maneira saudável, não tem muito com o que se preocupar, mas se ambos estão de acordo em praticar essa abstinência durante a quaresma façam isso. Lembrando que a abstinência envolveu os dois, logo, que a prática da caridade também envolva e principalmente a prática da oração, um casal que reza junto é um casal para toda a vida. 

Muito casos e especificidades podem envolver essa questão, por isso fico com a sensatez de São Paulo Apostolo para responder essa pergunta.

Posso fazer sexo durante a quaresma? Sim, mas “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei escravizar por nada.” (I Cor 6, 12).

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Deixe uma resposta