O que eu não devo pedir a Deus em oração?

What should I not ask God in prayer?

A oração como pedido a Deus é algo natural e inerente a nossa fé, seja pelo modo como fomos catequisados ou mesmo instintivamente, recorremos a Deus como ser superior para lidar com aquilo que não está ao nosso alcance. Mas não existe uma lista oficial de coisas que não se deve pôr em oração, o discernir do que se deve ou não pedir a Deus em oração, é algo que brotar da própria relação do fiel para com Deus. 

Certas instruções oferecidas pela Sagrada Escritura e pela tradição da Santa Mãe Igreja nos ajudam a discernir o caminho que nossas orações devem seguir para serem melhor correspondidas.

São Damasceno nos ensina que a “oração é o pedido a Deus das coisas convenientes”, essa orientação nos apresenta uma estratégia universal interessante, se nosso pedido a Deus se demonstra inconveniente, ele não deve estar em nossa oração.

Mas o que seria algo inconveniente para Deus? Santo Tomás de Aquino, ao falar a respeito da oração nos ensina que, “quem pede algo determinado a outrem, pretende forcar à vontade alheia a fazer aquilo que se quer. Ora, não devemos pretender que Deus queira o que queremos, mas muito mais que nós queiramos o que Ele quer”.

Mas para não cairmos no erro de pensar que seria melhor não pedir nada para não correr o risco de estarmos sendo inconvenientes sem perceber, o doutor Angélico nos explica que um pedido conveniente a Deus é um pedido relacionado as coisas convenientes à nossa salvação e que nos faz conformar a nossa vontade com a de Deus, como escreve São Paulo à Timóteo, “Deus quer que todos os homens sejam salvos”.

Essa orientação nos coloca no caminho de uma dedução que é igualmente importante e perigosa, tudo que pode nos ajudar a alcançar a salvação é bom que seja pedido a Deus. Por que essa dedução é igualmente importante e perigosa? Porque ela nos aproxima e cria uma intimidade com Deus para que confiemos e peçamos tudo a Ele. Ao mesmo tempo, pode nos dar a falsa ideia de que podemos pedir tudo a Ele.

Por exemplo, uma pessoa solteira que viveu na promiscuidade e inicia no caminho de conversão terá dificuldade de conter seus impulsos sexuais e em oração ela pede a Deus uma companhia com quem possa se casar. Sim, o que desencadeou o pedido foi a falta de controle gera pela promiscuidade passada, mas como diz a Sagrada Escritura, “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18), e o que motiva o pedido é o desejo de cair na tentação de retornar à promiscuidade e sendo um pedido sincero de busca da santidade no matrimonio não será inconveniente. 

Mas se tivermos uma outra pessoa solteira que ainda não viveu a intimidade sexual com ninguém e movida pelo desejo carnal e pela curiosidade de quem deseja ter essa ativa intimidade, faz a Deus em oração o mesmo pedido de ter uma companhia com quem possa se casar? Bom, para esse caso, podemos igualmente recorrer a Sagrada Escritura, aos conselhos de São Paulo que nos ensina que antes de se casar devemos pensar bem (I Cor 7), pois não devemos buscar o casamento apenas com o pensar de atender um desejo nosso, mas como um caminho de vocação a santidade. Neste caso, o pedido será inconveniente.  

Guardando as devidas proporções da simplicidade dos dois casos, desejo demonstrar que o mesmo pedido pode ser conveniente ou inconveniente em nossas orações, mesmo que o que estejamos pedindo seja um bem material, um acontecimento, uma cura física ou espiritual. 

Como nos ensina Santo Agostinho, “É lícito pedir na oração aquilo que é lícito desejar”. E ver algo como lícito é entender que mesmo se forem coisas nesse mundo, elas não sejam o fim nelas mesma, mas instrumentos que possam servir de auxílio para alcançarmos a nossa salvação ou a do nosso próximo. 

Assim, diante da pergunta, o que não devo pedir em oração? Respondo que, sendo a oração um pedido a Deus das coisas convenientes, é conveniente que peçamos a Deus tudo que nos for lícito desejar para alcançarmos a nossa salvação e para auxiliar na salvação do próximo. E qualquer coisa que não possa ser assim descrita, não devemos pedir a Deus. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com