Num mundo pobre em homens de fibra, dispostos a sacrificar- se, a rebelião feminista contra Efésios 5 é perfeitamente compreensível. Encaradas fora da ótica da redenção, as palavras de São Paulo só podem ser vistas como uma exortação às mulheres a se submeterem à luxúria e à tirania dos homens. Mas a redenção foi consumada! A certeza de que Cristo morreu e ressuscitou para capacitar-nos a viver de acordo com o plano original de amor estabelecido por Deus, impregna profundamente o ensinamento do Apóstolo sobre o casamento. Ele não titubeia em apresentar a própria redenção através da analogia do amor esponsal e da união sexual. 

Segundo sua analogia, a esposa é imagem da Igreja, e o esposo, a imagem de Cristo. Embora a analogia falhe nalguns aspectos (p. ex. nenhum esposo consegue ser uma imagem perfeita de Cristo), ela diz uma porção de coisas boas e bonitas sobre o amor “esponsal” de Cristo por nós, e sobre a verdadeira essência e significação do matrimônio. Por meio dela aprendemos que o casamento “só corresponde à vocação dos cristãos quando reflete o amor que Cristo, o Esposo, dedica à Igreja, sua esposa, e que ela ( … ) se esforça por retribuir-lhe” (18.08.1982). Fora deste modelo, o casamento arrisca-se a mergulhar muito rapidamente numa forma de opressão, em especial da mulher. 

Uma vez mais, São Paulo usa a linguagem do seu tempo, mas aproveita para injetar-lhe uma significação inteiramente nova e redentora. Quando compreendemos a natureza da analogia que ele está usando, vemos que faz sentido ele dizer: “mulheres, sejam submissas a seus maridos, assim como ao Senhor” (5, 22). Um meio para explicar a “submissão” nesse contexto seria: “Esposas, coloquem-se sob (sub) a missão de seus esposos”. De que missão se trata? Aqui Paulo é gentleman, é cavalheiro: “Esposos, amai vossas esposas como Cristo amou a Igreja”. Como amou Cristo a Igreja? “Entregando-se todo por ela” (5, 25), isto é, até a morte! E deixou claro que não veio para ser servido, e sim para servir e entregar sua vida pela Esposa (cf. Mt 20,28). 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Fonte: WEST, C. Teologia do corpo para principiantes: uma introdução básica à revolução sexual por João Paulo II. Madrid: Myrian, 2008.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com