Note a primeira recomendação de São Paulo aos esposos: “submetei-vos uns aos outros no temor de Cristo” (5, 21). Como enfatiza João Paulo II, em Efésios 5, São Paulo convida o casal a uma submissão mútua. Os que acham que o apóstolo está apenas regurgitando preconceitos culturais contra as mulheres não percebem quanto esta ideia era contra a cultura. 

Quando São Paulo – insiste o Papa – pede às mulheres que “sejam submissas a seus maridos” (5, 22), “não tenciona dizer que ( … ) o casamento é um pacto de domínio do marido sobre a mulher ( … ). O amor torna o marido simultaneamente submisso à mulher” (11/08/1982). E ser “submisso” à mulher – acrescenta ele – significa viver em “completa doação a ela” (18.08.1982). Portanto, mútua sujeição significa “recíproca autodoação” (11.08.1982). Significa dizer que ambos realizam e vivem o significado esponsal de seus corpos, que os convida a uma sincera e mútua autodoação. 

Cristo, que “ofereceu o próprio corpo” por sua Esposa, deve ser a fonte e o modelo dessa autodoação. Os cônjuges cristãos se doam um ao outro “no amor reverente de Cristo” (5,21). O Papa chega a dizer que esse amor reverencial “não é senão uma forma espiritualmente madura” da atracão mútua entre os sexos (04.07.1984). Noutras palavras, a “reverência a Cristo” resulta de uma experiência vivida da libertação da atracão e do desejo sexual. Através de urna contínua conversão, iremos experimentar gradualmente aquele maduro nível de pureza de que falamos antes. 

Homens e mulheres puros veem o mistério de Cristo revelado através de seus corpos. Não é apenas uma ideia religiosa; homens e mulheres puros sentem isto em seus corações. Compreendem que o chamado à união, inscrito em sua sexualidade, é realmente um “grande mistério” a proclamar a união de Cristo com a Igreja. Quando experimentamos isto como o “conteúdo” de nossas atracões sexuais, não queremos mais a luxúria, mas a genuflexão. Se vivemos como São Paulo recomenda, a luxúria torna-se inconcebível. O “grande mistério” da sexualidade enche-nos de profundo assombro, admiração e maravilha. Noutras palavras, nos enche de reverência por Cristo. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Fonte: WEST, C. Teologia do corpo para principiantes: uma introdução básica à revolução sexual por João Paulo II. Madrid: Myrian, 2008.

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