Movendo-se pelo mundo como católico
Qual é a maneira correta de olhar Jesus?
Qual é a maneira correta de olhar Jesus?

Qual é a maneira correta de olhar Jesus?

Ouça aqui e compartilhe

Qual é a maneira correta de olhar Jesus?

What is the correct way Jesus should look?

Sem Nome Responde

Para responder essa pergunta é preciso antes de tudo refletir um ponto chave, quem é Jesus? Quem você considera que Ele seja é o que vai nortear a maneira como você o vê. 

No geral, podemos dizer quem alguém é por três caminhos. O primeiro caminho, é ouvindo o que os outros falam desse alguém. O segundo caminho, é conviver com esse alguém e chegar as nossas próprias conclusões. O terceiro caminho, é ouvir o que esse alguém tem a dizer de si mesmo. 

Para o primeiro caminho, vejamos o que diziam de Jesus,

“Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.” 

(Mt 16, 13b-14).

Muitos que observavam Jesus e seus feitos O tinham em grande conta, o comparando a grandes profetas e com o poder de ressuscitar dos mortos. Assim, se seguirmos o caminho daqueles que ouviram falar de Jesus, temos no mínimo a visão de quê Ele foi um homem excepcional. 

Se formos pelo segundo caminho, vejamos o que dizem os seus apóstolos, aos quais Ele chamou de amigos (Jo 15, 15), ou seja, pessoas que O conheciam e conviviam com Ele. Dentre inúmeras afirmações bíblicas que poderiam ser usadas aqui, vou resumir com a fala de São Pedro Apostolo, o primeiro Papa da Igreja. 

“Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” 

(Mt 16, 16).

Para seus apóstolos não se havia dúvida, Jesus é o filho de Deus. Jesus responde a Pedro logo depois dessa declaração que a ciência dessa verdade foi dada a ele pelo Pai. O quê já nos dá aqui uma chave mestra para abrir esse cofre, quem deseja olhar para Jesus como Filho de Deus, não o conseguirá fazer pelas suas próprias forças, é preciso pedir a Deus Pai que envie para ti o Espírito Santo para que você receba a graça de olhar para Jesus como Ele merece que O olhemos. 

Mas então vejamos o que acontece se seguirmos o terceiro caminho, como Jesus fala dele mesmo, a final, poderia ser um delírio coletivo e Jesus estivesse dizendo uma coisa e todo mundo entendeu outra. Para isso, a providência dívina não nos abandonou e colocou, dentre tantas pessoas, um sumo sacerdote para o questionar diretamente. 

“Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu. E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas? Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte.” 

(Mc 14, 61 – 64).

Seguindo o terceiro caminho, chegamos a nossa visão única, Jesus é Filho de Deus e como professamos na nossa fé, está sentado a direita de Deus Pai. Nada mais se faz necessário a partir daí.

Então, qual é a maneira correta de olhar Jesus? O olhar mais correto para Jesus é o que Ele mesmo nos ofereceu o de Filho Unigênito de Deus, o de Deus Filho que com o Pai e o Espírito Santa são um só na trindade, porque é este quem Ele. 

Podemos olhar para Jesus no próximo, no irmão, no pobre, no desabrigado, no encarcerado, na viúva, no idoso, na criança, em todos que Ele nos chama a estender a mão, porque sendo Deus está sempre conosco e sendo nosso Senhor, sempre nos guarda e nos guia, da maior decisão ao menor dos detalhes. Poderá olhar para Jesus de diversas maneiras, se souber quem Ele é, o busque, pois, Ele é um Deus que se deixa encontrar. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Deixe uma resposta