O Papa reconhece que as palavras de Cristo sobre a luxúria são severas. Mas ele pergunta: que atitude tomar diante deste rigorismo, retrair-nos assustados ou, ao contrário, confiar em seu poder salvador? (cf. 08.10.1980). Essas palavras têm o poder de nos salvar, pois foram proferidas pelo “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). A maioria das pessoas vê nas palavras de Cristo apenas uma condenação. Esquecem que ele não veio para condenar e sim para salvar (cf. Jo 3,17). 

As palavras de Cristo sobre a luxúria nos convidam a “assumir nossa imagem total” (cf. 23.04.1980). Como parte da herança do pecado original, a luxúria obscureceu em nós o maravilhoso plano original de Deus a respeito do amor sexual, mas não o apagou. O Papa insiste que a herança depositada em nossos corações é mais profunda que a luxúria; e se formos honestos conosco mesmos, ainda aspiramos ao que é mais profundo. Sendo o coração humano um poço abismal, é normal que se encontrem nele muita sujeira e barro. Mas, se penetramos além da lama e do lodo, bem no fundo encontramos uma fonte que, uma vez ativada, pouco a pouco vai enchendo o poço de água viva e pura, até transbordar. Essa fonte representa a “herança mais profunda” de nossos corações. Conforme João Paulo II, as palavras de Cristo reativam aquela herança mais profunda, e infundem verdadeiro poder em nossas vidas (29.10.1980). 

Isto não significa que devemos passar a vida inteira combatendo a nossa luxúria e a nossa desordem interior. Cristo não morreu na cruz e ressuscitou dos mortos só para nos dar maiores mecanismos na luta contra nossos pecados. Já tínhamos estratagemas de sobra, antes da vinda do Salvador. Se Cristo morreu na cruz e ressuscitou dos mortos, foi para que pudéssemos viver uma vida nova (cf. Rom 6,4). Essa “vida nova”, sublinhemos uma vez mais, somente se completará na ressurreição no final dos tempos. “Mas não é menos verdade que, de certo modo, já ressuscitamos com Cristo” (CIC n. 1002). Aqui e agora já podemos começar a experimentar a redenção de nossos desejos sexuais, a transformação gradual do coração. É uma empreitada difícil e até árdua, mas possível de ser realizada. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Fonte: WEST, C. Teologia do corpo para principiantes: uma introdução básica à revolução sexual por João Paulo II. Madrid: Myrian, 2008.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com