Todo o final de ano elas aparecem e esse ano pareceu por aqui também, sejam bem-vindos a retrospectiva 2022 do semnome.org. Recorde os nossos posts mais lidos do ano e aqueles que quase ninguém leu, mas que ainda dá tempo de ler.  

Poema mais lido: O que é amar?

O que é preciso fazer 

Para a vida eterna receber?

Isso não preciso dizer 

Pois você já deve saber 

Que amar a Deus por inteiro 

Sendo sempre verdadeiro 

Entregando sua vida 

Como fez o Cordeiro 

Quem é o teu próximo?

Isso você também já sabe 

É todo aquele que aparece

Ou caminha ao teu lado…

Recorde o poema completo em https://atomic-temporary-166184890.wpcomstaging.com/o-que-e-amar/

Sobre mais lido: Sobre a Santa Ceia

Uma das coisas que mais me preocupa ao mesmo tempo que me fascina em Deus é a maneira como Ele em seu amor nos mantém livres. Ao ler os evangelhos é fácil perceber como Jesus sempre nos conduz a liberdade e permite nossa livre iniciativa e a liturgia dessa quarta-feira da Semana Santa nos lembra bem disso, ao nos apresentar com a narrativa da Santa Ceia do evangelho segundo Matheus (Mt 26,14-25).

Esse momento sempre me chama atenção por três motivos:

Primeiro, porque o evangelista faz questão de dizer que Jesus fala aos apóstolos sobre a traição que iria sofrer enquanto comiam (Mt 26, 21), na naturalidade de um ato humano comum, todos nós nos alimentamos todos os dias e com a mesma naturalidade que comemos traímos a Jesus diariamente. Como nos ensina o ato de contrição, com pensamentos, seja ímpeto da gula de querer por mais comida do que realmente precisamos no prato ou na falta de caridade de querer por comida primeiro para escolher daí a melhor parte sem pensar no próximo. Com palavras, onde tantas vezes não reconhecemos o esforço de quem prepara o alimento e criticamos a comida, imitando o povo ingrato no deserto rechaçamos o alimento que a nós é oferecido (Ex 16). Com atos, muitas vezes consequências de pensamentos e ações como estes, desperdiçamos o alimento que temos e cada vez nos perdemos mais em nossa fartura (Lc 16, 19 – 31). E com omissões, estas frequentes entre nós onde se torna cada vez mais raro lembrar de agradecer o alimento que temos, agindo de tal maneira retiramos Jesus de nossas mesas, deixando-O longe de nossas ceias...

Recorde o sobre completo em https://atomic-temporary-166184890.wpcomstaging.com/sobre-a-santa-ceia/

Sem Nome Responde mais lido: Posso fazer sexo durante a quaresma?

Sim, você pode ter relações sexuais durante a quaresma. Mas se você perguntar a dez pessoas diferentes, você tem uma grande chance de receber dez respostas diferentes para essa pergunta e entender por que isso acontece pode te ajudar bem mais do que um simples sim ou não. 

Para isso, precisamos entender o que é a quaresma. A quaresma é o período em que a Igreja intensifica o convite a conversão, promove mais práticas de penitência, oração e caridade. Sim, todo católico precisa fazer isso o ano inteiro, por toda a vida, mas é no período da quaresma, que isso se intensifica em preparação para a Semana Santa que culmina na Pascoa do Senhor, o ponto alto de toda a fé cristã.

Também é preciso deixar claro que Jesus não quer o nosso sofrimento, que tipo de Deus Ele seria se senti-se satisfação no sofrimento de seu povo? As penitências que realizamos, só fazem sentido junto a oração e a prática da caridade, porque assim somos impelidos a mudança, a nos tornarmos pessoas melhores, física e espiritualmente. Por esse motivo, que na Quarta-Feira de Cinzas as redes sociais estavam inundadas de memes nos lembrando que jejum sem oração é apenas um regime. 

Tendo isso em mente, a resposta para sua pergunta é individual e personalizada e deve ser precedida com uma outra pergunta. Qual sua relação com o sexo?

Recorde o sem nome responde completo em https://atomic-temporary-166184890.wpcomstaging.com/posso-fazer-sexo-durante-a-quaresma/

Poema menos lido: Uma ligação profunda

Curiosas são as palavras

Que mudam ao passar do tempo

As que ontem eram motivos de glória

Hoje, se perdem ao vento

Muitas delas se confundem

São tratadas como iguais 

Mas na Igreja todas elas

Tem sentidos especiais

Dizem que fé é crê sem provas 

Mas isso é apenas crença 

Uma etapa não tão grandiosa

É o início, mas não é a vivência…

Recorde o poema completo em https://atomic-temporary-166184890.wpcomstaging.com/uma-ligacao-profunda/

Sobre menos lido: Sobre conhecer a Igreja

A Santa Igreja Católica em seus mais de dois mil anos de história produziu e possui uma grande riqueza cultural no campo das artes, da filosofia, da literatura, da arquitetura, da engenharia e da ciência em geral.

As contribuições da Igreja Católica para o conhecimento humano são tão amplas que seriam necessárias muitas vidas para conhecer tudo. Mas infelizmente sua riqueza é constantemente reduzida e até mesmo ignorada.

Em tempos de Big Data e conteúdo efêmero,  o hábito de refletir profundamente a respeito de qualquer que seja o assunto se tornou pouco popular e muito embora, em alguns aspectos, ter a resposta direta para uma pergunta seja o ideal, quando estamos falando da fé e da doutrina Católica, uma resposta que cabe em 240 carácteres pode não ser suficiente, quase nunca é.

Pessoas que são capazes de sintetizar informações e reproduzir de maneira prática são admiráveis e em tempos de apostolado digital muitas vezes são essas pessoas as responsáveis por abrir as portas da Igreja para muitos que de outra maneira não se aproximariam dela…

Recorde o sobre completo em https://atomic-temporary-166184890.wpcomstaging.com/sobre-conhecer-a-igreja/

Sem Nome Responde menos lido: Como posso pedir a Deus para se vingar dos meus pais?

A resposta direta e imediata para essa pergunta é, pode pedir, mas não recomendo. Mas quando alguém faz esse tipo de questionamento, acredito que mais importante do que dizer que não, é buscar fazer-se entender o porquê não. Para isso, vamos tentar dividir sua pergunta em três elementos principais, sendo eles: o pedido a Deus, a vingança e os pais. 

O pedido a Deus: Pedir algo a Deus é em sua essência uma oração que se faz a Ele, toda oração que se faz a Deus de coração sincero é ouvida, no entanto nem sempre nossa oração será agradável a Deus, pois como nos alerta São Paulo em sua carta aos romanos, “Não sabemos o que havemos de pedir para rezarmos como deve ser” (Rm 8, 26), assim sendo, mesmo que seja um desejo sincero, Deus não o atenderia se o resultado desse atender seja deixar-nos mais distante dEle. 

Nossa oração precisa sempre ser fonte de amor em qualquer circunstância, como nos diz  Santa Teresa do Menino Jesus…

Recorde o sem nome responde completo em https://atomic-temporary-166184890.wpcomstaging.com/como-posso-pedir-a-deus-para-se-vingar-dos-meus-pais/

A todos os nossos votos de um ano novo repleto de momentos que nos permitam perceber Deus nos pequenos detalhes. 

Graça, Paz e Misericórdia.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com