Como todos nós, o apóstolo Paulo foi certamente contagiado pela cultura de seu tempo. “Ele não receia – escreve o Papa aceitar os conceitos característicos da mentalidade e dos costumes do seu tempo ( … ). Hoje em dia a nossa sensibilidade é por certo diferente; muito diferente (é) também a posição social das mulheres em relação aos homens” (11.08.1982). No entanto, se rejeitamos as palavras de São Paulo como se fossem um mero produto de sua cultura “politicamente incorreta”, perdemos completamente de vista o seu gênio evangélico. A exemplo de outros grandes evangelizadores, ele também recorre à linguagem e aos costumes da cultura que tenta atingir, injetando-os com o mistério de Cristo. 

Em Efésios 4 (atenção, contexto é chave), São Paulo adverte expressamente os cristãos que “não devem continuar vivendo à moda dos pagãos”. Esses “tem a inteligência obscurecida ( … ) por causa da dureza de seus corações”. Por isto, “abandonai a vossa antiga maneira de viver ( … ), que se corrompe ao sabor das paixões enganadoras ( … ); precisais renovar-vos pela transformação espiritual de vossa mente e revestir-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade” (Ef 4, 17-18; 22-24). Já deveríamos estar bem familiarizados com tudo isto. Quem, antes dele, já havia falado em “dureza dos corações” e enquanto ela deturpa o relacionamento sexual? Quem já havia convidado homens e mulheres a viverem em “verdadeira justiça e santidade”, para assim experimentar a libertação da luxúria? Como Cristo, São Paulo conclama homens e mulheres a retornarem ao plano original de Deus! A viverem de acordo com a imagem divina segundo a qual Deus os criou. 

Como se vê, quando os versículos contestados (e detestados) de Efésios 5 são lidos em seu contexto integral, longe de humilhar mulheres e absolver homens desregrados, simplesmente procuram restaurar a única base segura para a estabilidade própria do amor entre os sexos. Com efeito, podemos concluir que São Paulo está dizendo algo assim: “Claro, já que esta é a linguagem que usam, podemos falar em ‘submissão’ no casamento. Mas se isto pode significar alguma coisa para os pagãos, aqui está agora o que deve ser entendido pelos seguidores de Cristo”. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Fonte: WEST, C. Teologia do corpo para principiantes: uma introdução básica à revolução sexual por João Paulo II. Madrid: Myrian, 2008.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com