Os católicos podem celebrar o Dia das Bruxas?

Are Catholics allowed to celebrate Halloween?

Sem Nome Responde

Não há por parte da Santa Mãe Igreja uma orientação oficial a esse respeito, por isso existe tantas opiniões controversas a favor e contra a celebração dessa festa por parte dos católicos. Nesse sentido, o que o devemos fazer é buscar com a ajuda do Espírito Santo discernimento para entender melhor a polêmica, entendamos o que, em geral, argumentam as partes. 

Aqueles que são contrários a celebração do Dia das Bruxas por parte dos católicos comumente argumentam que:

Origens Pagãs, o Dia das Bruxas tem suas raízes em festivais pagãos, como o Samhain, que celebravam o fim da colheita e a transição para o inverno. Alguns católicos podem evitar a celebração devido a essas origens não cristãs.

Associação com o Ocultismo, para muitos, o Dia das Bruxas é associado a práticas ocultas, bruxaria e elementos sobrenaturais que podem ser incompatíveis com a fé católica.

Representação de Morte e Escuridão, a simbologia do Dia das Bruxas, com esqueletos, fantasmas e temas de morte, pode entrar em conflito com a visão católica sobre a vida, a morte e a ressurreição.

Preferência por Outras Celebrações, alguns católicos podem preferir se concentrar em festas e celebrações cristãs, como o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e o Dia de Finados (2 de novembro), que estão mais diretamente ligados à tradição cristã e à oração pelos falecidos.

Em contraponto a isso, aqueles que são favoráveis a celebração do Dia das Bruxas por parte dos católicos comumente argumentam que:

Separação da Origem Pagã, muitos argumentam que o significado original do Dia das Bruxas (Samhain, por exemplo) está bastante distante da celebração moderna. A maioria das pessoas que comemora o Dia das Bruxas hoje em dia não está envolvida em práticas pagãs ou ocultas, mas sim em atividades como vestir fantasias e pedir doces.

Origem católica, embora algumas pessoas tenham conectado o Halloween às celebrações pagãs anteriores do ano novo, muitos argumentam que o Halloween na verdade tem raízes católicas significativas. O nome em si vem da Véspera de Todos os Santos – ou seja, a Vigília do Dia de Todos os Santos, quando os católicos se lembram daqueles que foram antes de nós para entrar em nossa casa celestial. Imediatamente depois, em 2 de novembro, a Igreja comemora todos os fiéis que partiram ainda detidos no Purgatório, e reza em sufrágio por eles.

Foco na Diversão e na Comunidade, para alguns católicos, o Dia das Bruxas pode ser visto como uma oportunidade de diversão e de construção de laços com a comunidade local, sem necessariamente envolver-se em práticas que contradigam a fé.

Adaptação Cultural, algumas pessoas veem a celebração do Dia das Bruxas como uma tradição cultural inofensiva que pode ser adaptada e incorporada à fé católica sem conflito.

Observando os argumentos mais populares que estão contra e a favor da celebração do Dia das Bruxas por parte dos católicos, podemos entender por que a Santa Mãe Igreja não se pronunciou oficialmente a esse respeito. Ela não o fez porque os argumentos de ambos os lados são válidos dentro de seus respectivos contextos, enquanto uma resposta de sim ou não advinda da autoridade Magisterial da Santa Mãe Igreja teria que ser seguida pelos católicos no mundo inteiro. 

Por isso a Igreja exorta os católicos a usarem o discernimento pessoal para decidir, pois a festa não é uma questão de doutrina da fé católica, mas de uma questão cultural que muda de significado conforme a cultura do local onde a festa é realizada.

Lembrem-se que Jesus estava em uma festa de casamento e ainda proveu a pedido de sua mãe, a Virgem Santíssima, mais vinho (Jo 2, 1-12), isso não quer dizer que não existam festas de casamento que não convém ao católico piedoso participar, assim como não quer dizer que não devamos participar de nenhuma. Mas podemos fazer uma simples pergunta para ajudar a discernir sobre o Dia das Bruxas e qualquer outra comemoração, Jesus e Maria estariam nessa festa? 

Sendo assim, diante a pergunta, os católicos podem celebrar o Dia das Bruxas? Eu respondo, o católico pode celebrar qualquer festa, se for uma festa onde Jesus e Maria também estejam celebrando. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Sem Nome Responde é uma sessão onde buscamos responder perguntas que são enviadas a nossa redação, nos envie suas perguntas ou contribuições para as respostas por nossos canais de comunicação, ficaremos muito felizes em nos conectar com vocês. 

Não temos aqui a intenção de dar respostas definitivas para nenhuma pergunta, apenas buscamos a luz da sabedoria da Santa Mãe Igreja dar um passo na direção da verdade. Correções nas respostas podem ser realizadas a qualquer tempo, sempre que a luz dos ensinamentos da Santa Mãe Igreja nos permitir.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com