O QUE É O CALENDÁRIO LITÚRGICO?

O calendário litúrgico é um calendário que marca os principais acontecimentos da História da Salvação, representando a vida de Jesus, do seu nascimento à morte, e os textos da Bíblia. Na Santa Igreja Católica Apostólica Romana, o calendário litúrgico foi feito para cobrir todo o ano litúrgico cristão, abordando várias passagens bíblicas consoante o tempo litúrgico. Ele é composto por diferentes períodos, cada um identificado por uma cor específica, como branco (ou dourado), verde, roxo, vermelho e rosa, que intensificam a identificação do período vivenciado no calendário. 

O ano litúrgico começa no primeiro domingo do Advento e termina no sábado da 34ª semana do Tempo Comum, antes das vésperas do domingo, após a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Além disso, o calendário litúrgico é composto pelo Ciclo do Natal, Tempo Comum, Ciclo da Páscoa e Tempo Comum novamente. Este calendário é diferente do calendário civil, pois está centrado na vida de Jesus Cristo e não tem uma data fixa de início e término.

O calendário litúrgico é utilizado para orientar as celebrações e festas religiosas ao longo do ano, marcando os tempos litúrgicos e as festas de guarda, como a Páscoa, Pentecostes, Natal, entre outras. Ele desempenha um papel fundamental na organização das práticas religiosas e na vivência da fé para os fiéis não só da Santa Igreja Católica como também de outras denominações cristãs e algumas datas do calendário civil. 

O QUE É O TEMPO LITÚRGICO DO ADVENTO?

O Tempo do Advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, que antecede o Natal do Senhor e corresponde às quatro semanas que antecedem a data em que a Santa Mãe Igreja celebra o nascimento de Jesus. É um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz. Durante o Advento, os cristãos são convidados a refletir sobre o mistério grandioso da chegada do amor pleno de Deus concretizado na pessoa de Jesus Cristo. O tempo do Advento é caracterizado como tempo de espera e de esperança, e é um momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. O Advento começa exatamente quatro domingos antes do Natal e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus.

QUAL A COR LITÚRGICA DO ADVENTO?

A cor litúrgica do Advento é o roxo. O roxo é usado desde as I Vésperas do I Domingo do Advento até a última missa que antecede a da Noite de Natal. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá. No entanto, recomenda-se o uso da cor rosa no III domingo do Advento. A cor rosa é uma tonalidade próxima ao roxo ou violeta e indica as celebrações que se avizinham. Ele é utilizado no quarto Domingo da Quaresma e no terceiro Domingo do Advento.

O QUE É A COROA DO ADVENTO?

A coroa do Advento é um objeto circular no qual se colocam quatro velas, uma para cada domingo do Advento. A coroa é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha. O círculo da coroa simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade, enquanto os ramos verdes representam a esperança e a fita vermelha representa o amor de Deus pela humanidade. As quatro velas iluminam a vigília do Advento, uma preparação para a vinda da Luz do Mundo, Jesus Cristo.

Conheça uma pouco mais sobre esse belo tempo litúrgico da Igreja e veja dicas de como vive-lo, baixe aqui o nosso manual para viver o advento. 

Percebam Deus nos pequenos detalhes.

Graça, Paz e Misericórdia.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com